sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROJETO: DONA BARATINHA


AGRADECEMOS A PROFESSORA HELENICE ISABEL REIS BRAZ QUE NOS AJUDOU NA DRAMATIZAÇÃO, REALIZADA NA BIBLIOTECA VIVA. 

Valdinéia, Nely, Solange, Giovana e Maria Inez
CURSISTAS DO PNAIC 2013 

Plano de Aula
Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: História da Dona Baratinha
Duração: 15 dias
Objetivos:
*Ver e ouvir a história com atenção;
*Desenvolver no aluno o prazer da leitura, a criticidade e o imaginário;
*Compreender a importância do respeito às diferenças entre os seres humanos;
*Desenvolver a oralidade.

Estratégias:
*Música (letra da música)
*História
*Ortografia
*Oralidade
*Dramatização
*Bilhete e convite
*Montagem do livro da Dona Baratinha

Desenvolvimento:
* Ouvir e cantar a música “A barata diz que tem” e trabalhar a música;
*Ouvir a história da Dona Baratinha e trabalhar:                                          
-Nomes dos personagens (primeira letra, última letra, vogal, sílabas, etc;
-Nomear os personagens e nomeá-los;
-Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha por ordem alfabética.
*Recontar a história coletivamente;
*Trabalhar os gêneros textuais bilhete e convite (estrutura, modelo e tipos);
*Montagem do livro da Dona Baratinha;
*Dramatização (com os alunos da sala);
*Trabalhar a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
*Perceber o som inicial e final das palavras;
*Cruzadinha;
*Caça-palavras;
*Bingo de palavras;
*Textos fatiados.

Matemática:
*Explorar o calendário, marcar o dia e mês do casamento;
*Marcar no relógio a hora do casamento de Dona Baratinha, a hora em que a aula começa e termina, a hora em que a criança dorme e acorda;
*Explorar os numerais. Quantos pretendentes Dona Baratinha teve?

Ciências:
*Trabalhar os seres vivos, classificando os animais, suas características, sua alimentação;
*Trabalhar higiene e saúde, a limpeza do corpo e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeira;
*Abordar os perigos de contaminação e as doenças transmitidas pelas baratas e ratos.

Geografia:
*Fazer o caminho da casa da Dona Baratinha até a igreja e o trajeto da casa do aluno a escola;
*Observar o entorno escolar, os lotes vagos onde é depositado lixo, criadouro de insetos.

Ensino Religioso:
*Discutir uma conduta não ética nos personagens da história da Dona Baratinha, casar por interesse.

Artes:
*Confeccionar um cofrinho;
*Dobradura do senhor Ratão;
*Enfeitar a noiva Dona Baratinha.

Avaliação:
Participação e envolvimento da turma.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário